Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

TERESÓPOLIS-COMO ATRAVÉS DA FILATELIA PODERIA-SE OBTER RECURSOS PARA RECONSTRUÇÃO DA REGIÃO SERRANA/RJ !!


Os selos ou emissões especificas dos correios tem, em muitas situações de tragédias naturais,conflitos armados bem como em outras oportunidades , sido usados para se conseguir recursos financeiros para estas causas . Ao longo do tempo ,e em geral através da filatelia,diversos governos e administrações postais tem largado mão de procedimentos diferentes para angariar recursos normalmente de forma voluntária, outras de forma compulsiva junto aos usuários dos serviços e também dos filatelistas, inclusive estrangeiros.

Estas emissões, são muito bem aceitas, apreciadas e procuradas e normalmente tem grande potencial de valorização no mercado filatélico.

O Brasil já emitiu selos para obter recursos para causas especificas, como por exemplo os referentes a Sobretaxa Pró-aeroportos emitido em 1933/34; Campanha contra o mal de Hansen, emitidos entre 1952 e 1994 e as séries recentes Criança e Cidadania de 1997 e Selando o Futuro de 2000.

Entre os procedimentos mais utilizados faço menção aos relacionados a seguir:
- Emissão de selos ou série com sobretaxa com valor adicional para a causa.
- Emissão de selos especiais, que devem ser adicionados as correspondencias por um período especifico.
- Carimbo com sobre porte em selos já existentes e em estoque.
A emissão de selos locais ou etiquetas especificas também podem ser uma opção para se conseguir recursos.

Os municípios mais atingidos poderiam inclusive idealizar, através de Projeto de Lei aprovado pelas Câmaras Municipais respectivas, a colocação de selo adicional de pequeno valor em todos seus procedimentos e documentos municipais emitidos.

No caso da grande tragédia natural ocorrida na Região Serrana do RJ, parece-me muito oportuno e razoável que o Governo Federal e os Correios bem como o os Municípios atingidos estudem uma forma de viabilizar esta sugestão.

Com relação aos assuntos que poderiam ilustrar tais emissões, certamente não faltam motivos visto que na região existe fauna e flora (bromelias, orquideas, etc.) exuberante e diversas atrações da geografia do Brasil como o "Dedo de Deus"; "Pedra da Tartaruga"; "Mulher de Pedra" em Teresópolis e " 3 Picos de Salinas ", etc. em Nova Friburgo.
Os recursos necessários para normalização e a reconstrução da infraestrutura das cidades atingidas especialmente para Teresópolis e Nova Friburgo são imensos e certamente não me parece que o poder publico tenha condições de arcar sozinho com esta tarefa.
E diga-se de passagem, estes eventuais recursos arrecadados através da filatelia certamente não chegariam tarde demais, visto que serão necessários diversos anos para que tudo volte a ser como era antes, pelo menos.
Por outro lado o volume dos mesmos pode ser substancial, podendo alcançar diversos milhões de Reais!!!
Veja abaixo emissões de selos, já emitidos pelo Brasil, para causas especificas.

Ref. RHM Catalogo de Selos do Brasil
FILACAP nº169- A Região Serrana Do RJ por Agnaldo de Souza Gabriel

http://www.filacap.com.br/